Dicas

5 dicas para se tornar um player no Dribbble

Dribbble

No final do ano passado aderi ao Dribbble, uma mídia social totalmente voltada para o campo do design, como eles mesmo dizem, um lugar onde web designers, designers gráficos, ilustradores, tipógrafos, ou seja, criativos em geral, podem expor seus trabalhos, processos etc. E por se tratar de uma rede social voltada para o campo criativo, a quantidade de inspiração para projetos que você pode retirar dessa ferramenta é ilimitada.

Mas como utilizar o Dribbble? Bom, para a nossa alegria, qualquer um pode se inscrever e começar a curtir e seguir o trabalho de outras pessoas, porém, para você conseguir postar seus trabalhos é necessário que você seja convidado por um usuário que já faça parte dele.

Opa, então só preciso de um amigo que esteja na rede e pedir um convite para ele. Bom seria muito fácil se fosse assim, entretanto, diferente da época do orkut onde você só tinha que convidar um amigo para que ele fizesse parte da rede, o Dribbble distribui convites de tempos em tempos para seus players (usuários com acesso total), limitando assim a quantidade de usuários e mantendo um certo grau de qualidade dentro da plataforma.

Agora que você já sabe como funciona essa rede, vou dar alguns conselhos para conseguir virar um “player” no Dribbble. As dicas que estou dando funcionaram comigo, espero que ajudem vocês.

1 – Portfólio

O primeiro passo para conseguir entrar no Dribbble é possuir um portfólio online, seja Behance, site próprio, Instagram etc, e de preferência tenha o seu melhor trabalho lá. Se você ainda não tem um portfólio online ou tem preguiça de criar, para de preguiça e crie.

2 – Procure por convites

Se cadastre no Dribbble e  comece a buscar usuários que estão disponibilizando convites, isso mesmo, comece a garimpar convites, um maneira simples de achar quem está fazendo isso é ir na busca, digitar “Invites” e selecionar a opção “Recents”, dessa forma você conseguirá ver os últimos usuários que disponibilizaram convites para a plataforma.

convite Dribbble

3 – Siga a instruções

Como todo concurso que se preze, os usuários que estão disponibilizando convites criam algumas regrinhas básicas para que você possa concorrer ao convite, na maioria dos casos é somente enviar seu portifólio por email para ele e seguir as redes sociais, nada tão complexo.

4 – De seu melhor tiro!

No momento que for enviar seu email, envie dois links, um do seu melhor trabalho e um do seu portifólio geral. Por que digo isso? Além de você, muitos outros estão querendo esse convite também, logo, facilite o trabalho do avaliador, de o seu melhor tiro.

5 – Fui escolhido e agora?

No Dribbble temos o costume de no primeiro shot agradecer ao player que nos convidou para plataforma.

Dribbble

Espero que essas dicas te auxiliem, e não se preocupe se não conseguir de primeira, continue tentando que você conseguirá um lugar nessa plataforma. Nos vemos em breve no Dribbble!

Sobre o autor

Lazer Produções

Lazer Produções

Lazer Produções é uma agência de comunicação e design fascinada por criar projetos de identidade visual que aprimorem a comunicação entre pessoa e marca.

Comente pelo Facebook