Ferramentas Geral

Acessar sites fora do ar

acessar sites fora do ar

Quando tentamos acessar sites fora do ar, no trabalho ou faculdade, e descobrimos que o endereço está bloqueado, podemos apelar para o uso de um proxy externo, o que geralmente resolve o problema, visto que existem milhares de webproxys gratuítos espalhados pela internet (veja vários em http://www.proxy.org/), e é praticamente impossível um administrador de rede bloquear todos eles, sem exceção. Mas, e quando o site está efetivamente fora do ar?

Poderíamos apelar para o cache do Google, que, confesso, já usei várias vezes e me socorreu em diversas ocasiões, porém, existe um problema: o cache do google geralmente é bem antigo, dependendo da importância da página em questão e isso faz com que o conteúdo, por estar desatualizado, não seja mais útil para nós. E agora? Existe outra alternativa ou temos que nos sentar e aguardar até que o site volte ao ar?
The Coral Content Distribution Network é um serviço de cache avançado, que conta com diversos servidores espalhados por todo o mundo, o que faz com que os caches armazenados sejam os mais recentes possíveis. O serviço, gratuito, promete ser muito bom e auxiliar a acessar sites fora do ar. Para usá-lo é simples. Não é necessário sequer acessar o site do serviço, basta adicionar .nyud.net ao nome do domínio que você deseja visitar. Por exemplo, se o Designers Brasileiros estiver fora do ar e você quiser acessar a página com o artigo para o Google Offers, basta digitar o endereço assim:

http://designersbrasileiros.blogspot.com.nyud.net/2011/02/google-offers-ja-esta-disponivel-mas.html

Repare que eu acrescentei .nyud.net após o domínio, e não ao final da url.

Se tudo der certo, você poderá acessar o artigo sem problemas. Apenas para você ter idéia da idade do cache, eu fiz um teste logo após publicar um artigo aqui, e o cache do CoralCDN já estava com o novo conteúdo. O serviço pode não ser perfeito ainda, mas com certeza já é uma alternativa muito melhor ao cache do Google e merece ser considerado.
site, fora do ar, acessar, sites, coralcdn

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é criador do Designers Brasileiros, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comente pelo Facebook