Dicas

Dicas de aplicativos para verificar a capacidade de desempenho do seu smartphone

Dicas de aplicativos para verificar a capacidade de desempenho do seu smartphone

Com tantas opções de mercado e vários modelos e peças diferentes, comparar ou analisar um smartphone somente pelas características técnicas fornecidas pelos fabricantes pode não ser o suficiente. Para obter análise de desempenho (ou benchmark) detalhada, é necessário instalar em seu smartphone aplicativos próprios para tal função.

Os fabricantes podem usar na montagem dos aparelhos microarquiteturas diferentes, como é no caso dos modelos da Apple em comparação com os modelos Android. O iPhone 7 tem o processador A10 fusion, modelo esse que possui uma linha de arquitetura e sistema diferentes dos processadores Snapdragon, por exemplo, presente em vários modelos com sistema Android.

Existem duas características de testes benchmark: sintético e de aplicação. O teste de desempenho sintético é destinado a medir a capacidade de desempenho de algumas partes específicas e próprias do sistema, mas não é tão preciso como o teste de benchmark no modo aplicação. O modo aplicação atua em mundo real, simulando realmente o desempenho da GPU (placa de vídeo) do aparelho em um jogo ou aplicativo, por exemplo.

Para testar a parte de processamento e memória do seu smartphone, procure um modelo de aplicativo com recursos simultâneos e bem otimizado, como da PokerStars ou outro qualquer, como o Skype, e veja como ele se sairá nos testes de benchmarking. Agora, para verificar se o nível de desempenho gráfico é eficiente, procure por aplicativos para designers e jogos pesados, pois exigirão mais do seu aparelho nesse aspecto, por exemplo.

Para isso, separamos alguns aplicativos que são bem eficazes e testam os aparelhos de diferentes maneiras durante o uso de aplicativos ou mesmo do próprio hardware em específico.

Greekbench 4 —  O aplicativo Greekbench 4 tem o poder de simular situações reais e mostra detalhadamente se seu smartphone suporta diversos aplicativos simultaneamente e com que capacidade de performance seu celular roda programas mais pesados. O Greekbench consegue medir a capacidade de cada núcleo no processador, testando-o ao máximo. Ele também permite encontrar possíveis instabilidades no sistema de seu aparelho.

Outra característica importante do Greekbench 4 são os testes de stress. Eles medem a solidez do sistema e com que frequência se mantêm estabilizados ou oscilam durante o uso de aplicações.

Quadrant Standard Edition — Essa opção é para quem quer uma alternativa de um aplicativo tradicional para saber se seu celular suporta rodar jogos e aplicativos com maior poder gráfico e desempenho. Fácil de usar, ele distribui em forma de pontos como a maioria dos aplicativos da categoria o nível de qualidade do aparelho — importante para efeito de comparação com outros modelos.

AnTuTu — Uma outra opção bastante popular entre os usuários, o AnTuTu Benchmark possui uma interface bem simples e é tranquilo de se lidar na hora de executar os testes. O aplicativo cumpre o que promete e os testes de desempenho são bem precisos. Não à toa, o AnTuTu é um dos aplicativos mais bem avaliados da Play Store pelos usuários.

Segundo o ranking de performance do AnTuTu, o aparelho mais bem avaliado é o iPhone 7 Plus com 177.220 pontos. Em seguida, na segunda posição, vem o Samsung Galaxy S8+ com 172.640 pontos. Completa o pódio outro modelo da marca sul-coreana, o Samsung Galaxy S8, avaliado com 172.636 pontos.

Seja para saber se é a hora ideal para trocar seu smartphone, na comparação a outros modelos, para testar a capacidade de hardware ou até mesmo se ele cumpre o que promete pelo fabricante, os testes de benchmark são precisos e indispensáveis para conhecer, de forma mais precisa, as características dos smartphones.

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comente pelo Facebook