Ferramentas

Bibliotecas de Indesign na Nuvem

A Adobe Creative Cloud permite que você e seus colegas reúnam e organizem todos os seus ativos de design de diferentes projetos, dispositivos e aplicativos num só lugar.

Se estiver trabalhando sozinho ou em uma equipe, o uso das Bibliotecas torna o trabalho fácil de atualizar, reutilizar e compartilhar. As bibliotecas são automaticamente sincronizadas com a sua conta do Creative Cloud, portanto você pode acessar onde quer que esteja, mesmo offline.

O uso das Bibliotecas no Adobe InDesign CC tornam seu processo de concepção eficiente.

biblioteca-1

Para adicionar recursos a uma biblioteca em InDesign, vá em Window> CC Bibliotecas, para abrir o painel Bibliotecas.
No painel Bibliotecas , você pode criar uma nova biblioteca clicando na opção Criar Nova Biblioteca e nomear a biblioteca, ou você pode simplesmente adicionar recursos para a biblioteca padrão, chamado Minha Biblioteca.

biblioteca-2

Para adicionar um recurso a sua biblioteca, selecione um objeto em seu documento do InDesign e clique no botão correspondente no painel Bibliotecas para adicionar o objeto (ou estilo de carácter, estilo de parágrafo, ou de cor) para a sua biblioteca selecionada.
Você também pode adicionar recursos gráficos, como formas e fotos arrastando-os diretamente do documento ao painel Bibliotecas.

biblioteca-3

Adobe Stock tem milhares de imagens royalty-free, ilustrações e recursos de vídeo acessíveis pelo painel de Bibliotecas no InDesign. Para procurar diretamente na Adobe Stock, utilize o painel Bibliotecas e vá para a barra de pesquisa . Quando você encontrar o ativo faça clique direitosobre ele e clique no ícone da nuvem para baixar uma pré-visualização com marca d’água, ou clique no ícone do carro de compras para comprá-lo.

biblioteca-4 biblioteca-5Use também os aplicativos móveis da Adobe Creative Cloud para capturar inspiração em movimento, tais como formas e cores. Ativos recolhidos desta forma são sincronizados automaticamente às suas bibliotecas.

biblioteca-6

Depois de salvar seus ativos na biblioteca, você pode reutilizá-los em seus projetos no mesmo arquivo, em outro projeto, ou outro aplicativo, sem se preocupar que você vai pegar as versões erradas.
Para adicionar um ativo gráfico para o seu projeto, arraste-o diretamente da Biblioteca para o seu layout do InDesign.
Para adicionar ou aplicar cores, temas de cores, estilos de parágrafo, ou estilos de caracteres, selecione um objeto em seu projeto e clique na miniatura do ativo da Biblioteca desejado para aplicá-lo.

biblioteca-7 biblioteca-8
Quando você arrasta um recurso gráfico da Biblioteca, ele é colocado como um ativo vinculado no documento. Se você ou outros usuários reutilizam ou modificam o ativo em sua biblioteca, todos os arquivos terão o ativo atualizado, garantindo que todos os seus arquivos têm a versão mais recente.

Ativos vinculados têm um ícone da nuvem sobre a miniatura do gráfico para o ativo, ou, você também pode olhar no painel Vínculos para vê-los.

biblioteca-9

Para editar uma cópia de um ativo de forma independente, de modo que ele não atualize o recurso em todos os arquivos, crie uma cópia do mesmo. Pressione Alt / Option enquanto arrasta o ativo no painel de bibliotecas, o que cria um ativo incorporado ou não ligado.
Você pode compartilhar uma Biblioteca com sua equipe, o que permite que outras pessoas possam contribuir ativos, e garantir que todos utilizem as mais recentes versões dos ativos.
No canto superior do painel Bibliotecas, clique no ícone Opções e escolha Colaborar . Na janela do navegador que aparece, digite o endereço de e-mail do destinatário e uma mensagem opcional e clique em Convidar. O destinatário receberá uma mensagem com um link para aceitar o seu convite.

biblioteca-9 biblioteca-11Alternativamente, você pode escolher Enviar Link entre as opções de biblioteca para permitir que outros possam baixar uma cópia de sua biblioteca e possam editar de forma independente a partir de sua biblioteca original.

biblioteca-12

Dessa maneira o trabalho em equipe se torna muito mais produtivo e colaborativo poupando tempo através das Bibliotecas da Creative Cloud.


MELISSA CAMPUZANO

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores. É instrutora e consultora de tecnologia de Design da Adobe. | via ENG

Comente pelo Facebook