O design por muito tempo tem revolucionado o campo projetual, seja ele de produtos ou visual, mas a cada dia a necessidade de personalizar e aproximar o trabalho do consumidor final aumenta, com isso, nós designers buscamos formas de entender o pensamento, necessidades e vontades do cliente para que cheguemos a um trabalho útil e funcional.
Há algum tempo a sociedade enfrenta problemas de segurança, crises financeiras, falta de suprimentos entre outros fatores que deram um start para que profissionais pudessem pensar não somente mais em suas atividades como algo comercial mas também social humanizando assim seus produtos ou serviços.
No design o trabalho na busca por resolver problemas é comum, mas isso acaba acontecendo de forma mecanizada pelo fato de na grande maioria das vezes o objetivo final seja lucrar através do resultado do trabalho. A proposta do design social é humanizar a atividade projetual, buscando diagnosticar os pontos de partida e a perspectiva de chegada associando os sonhos, necessidades, habilidades, recursos locais e a conexão entre pessoas, valorizando não somente o resultado mas integrando e aprimorando o processo em que se realiza.
Um novo olhar para públicos que não teriam relevância para o mercado tem ocorrido, tornando a atividade profissional não somente comercial mas como uma possibilidade de resolver problemas sociais.
O design social é empático, busca mais que informações de perfil do consumidor, mas vai a campo analisar a realidade, ouve histórias dos futuros usuários e muitas das vezes passa por imersão na cultura ou cotidiano do objeto de pesquisa, em sumo busca se fazer de igual para entender a necessidade. O design social também é consciente da realidade mundial não se baseando apenas em uma parcela da sociedade, porém, no todo que ela representa, nunca se esquecendo que:
- 1,1 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à água potável.
- Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à eletricidade.
- Somente 10% da população mundial possui computador e apenas 4% têm acesso à internet.
- No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo.
- O número de pessoas que sofrem com a fome no mundo, entre 2011 e 2013, foi de 842 milhões.
O Human-centered Design (Design centrado no ser humano) trabalha de forma colaborativa, integrando equipes multidisciplinares, um exemplo é a atuação em ONGs,que pode reunir educadores, assistentes sociais, artistas,
psicólogos e administradores. Logo, começamos a olhar o design como uma forma de transformação de realidades.