Artigos

Vamos tomar um café? – A importância do briefing

A importância do briefing

Um novo ano se iniciou, e com ele, nascem novos planejamentos, parcerias e projetos. Dentro deste cenário, principalmente quando se vai trabalhar junto a área de comunicação, nos deparamos com um item chamado briefing. Ele está presente na maioria, se não, em todos os trabalhos relacionados a design e comunicação, seja em trabalhos de marca, peças gráficas ou planejamos as mídias digitais. Porém, o briefing muitas vezes é desvalorizado tanto por quem o responde; como também por quem o desenvolve. O que acaba prejudicando todo andamento de um projeto.

Mas por quê ele influencia todo o andamento do trabalho?

O primeiro passo para responder essa pergunta é determinar o que seria o briefing. Segundo Peter Phillips em seu livro “Briefing”, briefing poderia ser definido como “descrição de um projeto envolvendo aplicação do design”. Se pesquisarmos no Google, logo de cara receberemos a seguinte definição: “ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada”.

A partir desse entendimento podemos definir que o briefing servirá como guia, para que o projeto de design seja desenvolvido de maneira correta, e isto é o que o torna tão importante na receita de um bom trabalho. Um briefing elaborado de maneira errada pode fazer com que o trabalho elaborado seja raso e deficiente.

O briefing é onde você vai expressar o que você deseja fazer, quais as expectativas que você possui sobre aquele projeto, onde deseja estar após a execução dele e por fim colher os louros daquele trabalho. Toda pergunta em um briefing tem um motivo, e fará com que o designer com quem você escolheu trabalhar, se adeque com a sua linha de pensamento.

Para exemplificar, imagine-se como um capitão de um navio. Você conhece o produto que você está comercializando, as pessoas com quem quer comercializar e aonde quer chegar, porém, para velejar um navio, todo capitão necessita de um navegador (o designer), que irá guiar o seu navio pelas melhores rotas para que você chegue ao seu objetivo da maneira esperada. O briefing é a bússola, que vai permitir que o navio não se perca durante toda a viagem.

Outra parte importante dentro do briefing é expor o que você não deseja que para aquele projeto. Assim, você já alerta o profissional com quem você vai trabalhar sobre as suas objeções sobre o trabalho que estão iniciando.

Busque tirar um tempo só para responder o briefing ou marque uma reunião em um lugar onde você não esteja cercado pelo seu trabalho, assim você pode tirar dúvidas e deixar claras as suas respostas e ponderamentos sobre o projeto.

Aos designers, façam se mais claros em seus briefings e apresentem as vantagens que o design trará para a empresa dentro daquele projeto, mostre ao cliente que o design é mais do que somente estética, que é uma ferramenta de resolução de problemas. Exponha suas necessidades dentro do projeto e apresente possíveis consequências que o projeto pode ter caso etapas sejam puladas.

Sobre o autor

Lazer Produções

Lazer Produções

Lazer Produções é uma agência de comunicação e design fascinada por criar projetos de identidade visual que aprimorem a comunicação entre pessoa e marca.

Comente pelo Facebook